EVENTO EM PARIS CONSAGRA A HISTÓRIA DA VARIG
































     O livro Berta – Os Anos Dourados da Varig ganha prêmio

Hour Concurse no Festival Mundial de Publicidade, em Paris e resgata a verdadeira história da aviação comercial brasileira.
     Participando da Edição Extra do Festival Mundial de Publicidade, realizado em Paris, na Embaixada do Brasil, o livro Berta- Os Anos Dourados da Varig –  obra.escrita pelo jornalista Mario de Albuquerque, recebeu do Comite da ALAP (Associação Mundial Latino-Americana de Publicidade) o Premio Hors-Concours, categoria Cultura, pela sua relevância histórica.
    O livro é, seguramente, o mais completo e verdadeiro trabalho editado sobre a Varig envolvendo seus criadores, escrita de dentro para fora , por quem viveu, foi testemunha e muitas vezes protagonist dos acontecimentos.

    Albuquerque trabalhou por 40 anos na Varig. Foi director de Marketing e Imprensa, sendo fundador do Museu Varig e da Expressão Brasileira de Propaganda, responsável pela divulgação da marca Varig pelo mundo.
 


Coincidência Macabra
PILOTO HERÓI DE ORLY DESAPARECE NO PÁCIFICO
O motivo oculto estaria escondido no porão das aeronaves?


Uma das novidades que recheiam as páginas da 2ª edição do livro “Berta os Anos  Dourados da VARIG”, que acaba de ser lançada, diz respeito aos acidentes sofridos pelos Boeing - 707 da VARIG em Orly e Narita, que até hoje levantam controvérsias sobre as causa. As investigações  foram realizadas  pelas autoridades do Japão e Estados Unidos, sem a presença  do Brasil,
O livro narra como o comandante Gilberto Araujo participou dos dois acidentes fatais, considerado herói em Orly, por um pouso de emergência que nunca fez (cego pela fumaça na cabine) e sim pelo 1º Oficial Antonio Fujimoto. Acrescenta detalhes  levantando dúvidas e certezas sobre dois dos mais intrincados mistérios que envolvem  até hoje a aviação comercial brasileira. Tanto na França, como no Japão, informações consideradas segredo militar, dão indícios de que o motivo oculto das tragédias estaria escondido no porão das aeronaves, grande verdade nunca revelada. Na época o mundo vivia a “Guerra Fria” e o Brasil a ditadura militar, o que  distorcia  as informações.
Um fato jamais tornado público e mesmo desconhecido pelos diretores da VARIG, diz respeito a presença de Erik de Carvalho em Washington, convocado pelo Pentágono (Sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos) na época do desaparecimento do PP-VJZ, em reunião estritamente confidencial – Ele teria saído do encontro totalmente desfigurado, iniciando o retorno imediato ao Brasil. Em 2 de fevereiro de 1980, o presidente da VARIG foi informado de que tinham cessadas  as buscas, fato que o deixou muito preocupado. Três dias depois, Erik de Carvalho teve um AVC, ficando com seus membros paralisados, sem poder se comunicar. Faleceu levando consigo um segredo que guardou para sempre. 


Livro com histórias inéditas da Varig será lançado nesta quinta-feira.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/almanaque-gaucho/noticia/2017/05/livro-com-historias-ineditas-da-varig-sera-lancado-nesta-quinta-feira-9790523.html
Zero Hora (11/05/2017)


Funcionário da Varig por 40 anos lança livro sobre companhia em Porto Alegre

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/funcionario-da-varig-por-40-anos-lanca-livro-sobre-companhia-em-porto-alegre.ghtml
Globo - G1 (05/05/2017)



Funcionário conta em livro a história da companhia aérea Varig

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2017/04/ex-funcionario-conta-em-livro-a-historia-da-companhia-aerea-varig-9774870.html

Zero Hora (18/04/2017)



Ex-funcionário da Varig conta histórias da empresa e mostra acervo de peças raras

https://www.youtube.com/watch?v=Ox7YUShhBbE&feature=player_embedded

Correio do Povo (31/03/2017)